Deuses Indianos

Blog
07
out 2011

Deuses Indianos

A cultura da Índia é uma das mais ricas e antigas do mundo. Os símbolos de sua mitologia têm a função de ajudar no progresso do espírito humano, influenciados pelo hinduísmo, uma tradição religiosa que se originou no subcontinente indiano. Ao conhecer tal simbologia, aprende-se um pouco mais sobre este povo. Ganesha, Brahma, Shiva e Vishnu são alguns dos deuses indianos, que geralmente possuem muitos braços, representando e reforçando qualidades como força, poder e energia.

 

Ganesha significa “senhor de todos os seres”. É o mestre do conhecimento, da inteligência e da sapiência. Ele proporciona potência espiritual e, como grande removedor de obstáculos, é guardião da riqueza, da beleza, da saúde, do sucesso, além da prosperidade, da graça, da compaixão, da força e do equilíbrio.

 

 

Brahma é um poderoso deus hindu, criador do mundo material e submetido aos cultos populares de Shiva, Vishnu e Devi. Nos dias de hoje, esse deus não é muito adorado e são raros os templos dedicados a Brahma. Dele, saíram os primeiros seres humanos.

 

Principal deus da trindade hindu, Vishnu representa a bondade e é responsável pela sustentação, proteção, manutenção e preservação do universo. Fonte original de todos os avatares e deuses, está constantemente presente nas conquistas amorosas. Vishnu significa “aquele que tudo penetra” ou “aquele que tudo impregna”.

Lakshmi  é a deusa da fortuna, fonte de toda a fartura, beleza e saúde do universo. Esposa de Vishnu, é o principal símbolo da potência feminina e reconhecida por sua eterna juventude e formosura. Ela pode ser vista sempre sobre uma flor de lótus ou com as flores nas mãos. Atribui-se a Lakshmi o símbolo da suástica, que representa vitória, sucesso, riqueza, beleza e fartura.

 

Parvati é considerada a reencarnação da energia total do universo. Quando retratada junto com Shiva (como na imagem), aparece com duas armas; e quando retratada sozinha, é mostrada com quatro braços. É reconhecida como deusa do bem e, entre todas as semideusas associadas a Shiva, Parvati guarda a mais alta eminência.

 

 

Sétima encarnação de Vishnu, Rama é o ideal da justiça, o príncipe herói do famoso épico hindu Ramayana. As proezas de Rama, seu irmão Lakshmana, sua esposa Sita, e seu fiel amigo Hanuman são bem conhecidas em locais por onde se espalhou o hinduísmo. O Ramayana é recontado em revistas em quadrinhos, jogos, filmes e na televisão.

 

Conhecido como um dos três principais deuses do panteão hindu, Shiva é o deus da renovação, controlador de toda a ira e conhecido por sua imensa benevolência e misericórdia. Por vezes, é encontrado num estado de meditação, demonstrando que é o deus da Yoga. Possui um terceiro olho, sempre fechado, pois quando abri-lo, toda a criação será incinerada pelo calor abrasivo do fogo da renovação. Segundo os orientais, Shiva protege a casa dos seus seguidores de todos os tipos de males.

 

 

2 Responses to Deuses Indianos

  1. joao victor disse:

    parabens pelo site esta otimo

  2. LARANJA LIMA disse:

    DEMAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS……………………………………………………………..

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *